Lula revela troca de contatos diretos com trump para facilitar negociações

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que estabeleceu uma linha de comunicação direta com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o presidente, ambos trocaram números de telefone para tratar de eventuais dificuldades nas negociações entre os dois países.

A declaração foi feita na segunda-feira, na saída de um hotel em Kuala Lumpur, na Malásia, onde Lula participou da 20ª Cúpula da Ásia do Leste. “Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele”, afirmou Lula à imprensa.

A iniciativa surge após uma reunião entre os dois líderes na Malásia. Após o encontro, Trump comentou que teve uma “boa reunião” com Lula, descrevendo-o como “um cara bastante enérgico”. No entanto, o presidente americano não garantiu a concretização de um acordo com o Brasil, afirmando: “Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”.

Publicidade

Lula minimizou a incerteza expressa por Trump, considerando-a “óbvia”. “Não era possível que em uma única conversa a gente pudesse resolver os problemas”, justificou o presidente brasileiro.

Lula informou que as equipes dos dois países darão continuidade às negociações. As discussões incluem o fim da sobretaxação a produtos brasileiros e a suspensão de punições aplicadas pelo governo americano contra ministros do Supremo Tribunal Federal e contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e seus familiares.

O presidente brasileiro enfatizou a qualidade de sua equipe de negociação, mencionando nomes como Alckmin, Haddad e Mauro Vieira. “Eu entreguei um documento com o que foi dito na nossa conversa, portanto não foram apenas palavras. Ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer”, acrescentou Lula.

A participação de Lula na Cúpula da Ásia do Leste marcou o quinto dia de sua agenda no Sudeste Asiático. Em Kuala Lumpur, ele participou da abertura do evento e foi homenageado em um jantar de gala oferecido pelo presidente da Malásia, Anwar Ibrahim, e sua esposa, Wan Azizah Wan Ismail.

Publicidade

Antes da Malásia, Lula realizou uma visita oficial à Indonésia e participou da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O encontro com Trump ocorreu durante a programação da Cúpula.

Compartilhe