Micro e pequenas empresas impulsionam criação de empregos em setembro

Micro e pequenas empresas (MPE) apresentaram um desempenho notável na geração de empregos formais em setembro, criando 157,7 mil novas vagas com carteira assinada. Este número representa 74,1% do total de empregos gerados no país durante o período, evidenciando a importância deste segmento para o mercado de trabalho.
O levantamento, baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revela ainda um aumento significativo em relação ao mês anterior. Em agosto, as MPEs haviam criado 128,4 mil postos de trabalho, o que significa que houve um crescimento de 22,8% no número de contratações em setembro.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, as micro e pequenas empresas já foram responsáveis pela criação de mais de 1,1 milhão de empregos, correspondendo a 66,8% do total de vagas geradas no país.
O setor de Serviços se destacou como o principal motor da criação de empregos nas MPEs em setembro, com a contratação de 72,5 mil pessoas. Em seguida, o Comércio contribuiu com 37,2 mil novos postos de trabalho, e o setor da Construção registrou 27,2 mil contratações.
O cenário positivo no mercado de trabalho também é corroborado por dados de outras fontes. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que o país mantém a menor taxa de desocupação dos últimos 13 anos. A taxa de desemprego no trimestre compreendido entre julho e setembro de 2025 ficou em 5,6%. O número de trabalhadores empregados no setor privado alcançou 52,7 milhões no mesmo período.
Fonte: agenciasebrae.com.br



