Moradores das favelas elegem Netflix como streaming número um

Netflix ultrapassa o YouTube em reconhecimento e preferência nas favelas, segundo o estudo Tracking das Favelas.

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O cenário do consumo digital nas favelas brasileiras acaba de mudar. O novo levantamento do Tracking das Favelas, realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social e divulgado com exclusividade pelo Meio & Mensagem, revelou que a Netflix ultrapassou o YouTube em awareness, tornando-se a marca de streaming mais lembrada e preferida entre os moradores dessas comunidades.

Por meses, o YouTube manteve a dianteira como porta de entrada do entretenimento digital nas favelas, mas os dados recentes mostram uma inversão. A Netflix não apenas superou a plataforma do Google em reconhecimento, como também manteve-se como a marca mais comprada e a que mais cresceu em intenção de compra ao longo do ano. O YouTube aparece logo em seguida, com estabilidade, enquanto o Globoplay segue avançando de forma gradual, ocupando posição de destaque no ranking.

Segundo o estudo, a Netflix também continua sendo a principal escolha quando o assunto é qualidade e confiança. Já o YouTube se mantém forte nos atributos de acessibilidade e inclusão, sendo considerado “para todos”, “fácil de encontrar” e presente na rotina das pessoas. Essa percepção mostra que ambas as marcas construíram relações complementares com o público das favelas — uma focada em excelência e experiência, a outra em conexão e representatividade.

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Abaixo, o levantamento apresenta a percepção dos consumidores das favelas sobre as principais marcas de streaming:

Marca
Eu confio
Valoriza a diversidade
Tem qualidade
Eu admiro
É transparente
Amazon
20,2%
17,9%
25,0%
18,4%
17,0%
Globoplay
16,2%
19,8%
21,6%
16,3%
14,6%
HBO Max
15,1%
13,9%
18,2%
14,4%
11,5%
Netflix
41,2%
43,4%
49,4%
41,8%
37,4%
YouTube
39,9%
44,6%
45,1%
44,2%
37,4%

Outro ponto relevante do estudo é a visão dos entrevistados sobre acessibilidade e identificação com as marcas:

Marca
É para todos
É fácil de encontrar
É sustentável
Facilita minha vida
Me identifico
Amazon
19,2%
21,3%
19,4%
14,2%
14,9%
HBO Max
14,6%
13,9%
10,5%
8,6%
9,6%
Netflix
39,3%
40,4%
33,1%
31,5%
35,9%
YouTube
50,2%
50,2%
39,8%
43,0%
40,0%

Entre os fatores que impulsionaram a ascensão da Netflix está o investimento em produções locais, como a série Sintonia, que conquistou o público e reforçou o sentimento de representatividade dentro das favelas. Esse tipo de conteúdo aproxima a marca do público e fortalece o reconhecimento espontâneo.

A pesquisa, conduzida com 800 moradores de favelas brasileiras, segue uma metodologia rigorosa. Os participantes são selecionados por classe social, gênero, idade e região, e as respostas são validadas manualmente e automaticamente via aplicativo, com margem de erro de 3,5% e 95% de confiança.

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Os resultados mostram que, embora o YouTube ainda lidere em popularidade e facilidade de acesso, a Netflix consolidou seu espaço ao associar sua imagem a qualidade, confiança e identidade local — elementos que hoje definem o novo padrão de consumo de streaming nas favelas do Brasil.

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