Nova frente fria traz risco de temporais ao sudeste; veja as áreas afetadas
Uma nova frente fria avança sobre o Sudeste, aumentando a probabilidade de temporais durante a semana. O sistema meteorológico já influencia o clima a partir desta segunda-feira, com maior impacto em São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro.
Na segunda-feira, a chegada da frente fria intensifica a instabilidade em São Paulo. O estado terá muitas nuvens, com sensação de abafamento e pancadas de chuva acompanhadas de raios entre a tarde e a noite. Há alerta para risco de chuva moderada a forte em todas as regiões paulistas, incluindo a Grande São Paulo, além de temporais no norte e nordeste do estado, com atenção especial para Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Presidente Prudente.
Em Minas Gerais, o alerta abrange o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, onde a combinação de calor, umidade e a aproximação da frente fria favorecem chuvas intensas com trovoadas. No Rio de Janeiro e no centro-sul mineiro, o dia será marcado por sol entre nuvens, tempo abafado e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.
No Espírito Santo, a segunda-feira terá sol pela manhã e chuva isolada a partir do final da tarde no centro-sul do estado. O norte capixaba e o norte mineiro terão predomínio de sol e baixa chance de chuva.
Na terça-feira, a frente fria permanecerá quase estacionária entre São Paulo e Rio de Janeiro, mantendo a atmosfera instável. A chuva se mantém concentrada nesses dois estados e também no centro, oeste e sul de Minas Gerais, com muitas nuvens, tempo abafado e pancadas de chuva ao longo do dia.
Na quarta-feira, o sistema volta a se deslocar, avançando para o Espírito Santo e para o norte e leste de Minas Gerais, aumentando as condições para pancadas de chuva nessas regiões. Capitais como Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro também terão instabilidade ao longo do dia. Em São Paulo, o risco de chuva intensa diminui bastante, e o sol volta a predominar na Grande São Paulo.
Entre quinta e sexta-feira, a chuva se concentra sobre o norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece com mais força e o tempo tende a ficar mais firme.
Apesar da chegada da frente fria, o ar frio associado ao sistema não é intenso, e não há previsão de queda brusca e prolongada de temperatura no Sul e Sudeste. As madrugadas podem ficar mais amenas, mas as tardes voltam a esquentar no meio da semana. Temperaturas próximas de 10 °C ainda poderão ser registradas nesta segunda e terça-feira em áreas mais elevadas das serras gaúcha e catarinense e na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

