O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), assim como outros índices de preços, é calculado com base nas variações do índice pesquisado. Para entender o que significa “100% do INPC”, é necessário observar seu comportamento ao longo do tempo. Por exemplo, em dezembro de 1993, o INPC tinha um valor de 100. No mesmo mês em 2021, esse valor era de 6330,59. Essa diferença mostra uma variação nos preços de mais de 60 vezes ao longo desses anos.
Quando se fala em “100% do INPC”, está-se referindo ao índice base de 100 que foi estabelecido em um determinado período. Esse valor serve como referência para calcular as variações nos preços dos produtos e serviços ao longo do tempo. Portanto, quando algo é “100% do INPC”, significa que seu valor está de acordo com essa referência inicial de 100 estabelecida pelo índice.
É importante entender que o INPC é utilizado como uma medida para calcular a inflação, ou seja, o aumento geral dos preços dos bens e serviços em uma economia. Quando os preços sobem, o poder de compra da moeda diminui. Portanto, o INPC é uma ferramenta que ajuda a entender como a inflação afeta os consumidores e a economia como um todo.
(Resposta: Quando se diz “100% do INPC”, está se referindo ao índice base de 100 estabelecido em um determinado período, sendo utilizado como referência para calcular as variações nos preços dos produtos e serviços ao longo do tempo.)