Aluno não alocado é um termo frequentemente utilizado em processos de alocação de vagas, como em sistemas de matrícula escolar ou em processos seletivos para cursos ou programas. Quando um aluno se inscreve em um sistema que utiliza alocação de vagas, ele geralmente faz uma lista de preferências, indicando suas escolhas de cursos, turmas ou escolas.
Se houver vagas disponíveis para a primeira opção do aluno, ele será alocado nela. No entanto, se as vagas já estiverem preenchidas, o sistema verificará se há vagas disponíveis para a segunda opção do aluno. Se houver, o aluno será alocado nessa segunda opção.
No entanto, se não houver mais vagas disponíveis para a primeira nem para a segunda opções do aluno, ele será considerado não alocado, ou seja, não será alocado em nenhuma das opções escolhidas e, portanto, terá que buscar outras alternativas.
(Resposta: Um aluno não alocado é aquele que, ao se inscrever em um sistema que utiliza alocação de vagas, não consegue ser alocado em nenhuma de suas opções escolhidas devido à falta de vagas disponíveis.)