O que é AM e FM?

As siglas AM e FM referem-se aos tipos de modulação usados em transmissões de rádio. AM representa “amplitude modulada”, enquanto FM significa “frequência modulada”. Esses são os dois principais métodos de modulação de sinal de áudio em radiodifusão.

A transmissão em AM é uma das formas mais antigas de radiodifusão. Nesse método, a informação de áudio é codificada na amplitude (intensidade) da onda de rádio. Embora as transmissões em AM possam alcançar distâncias maiores e penetrar em obstáculos naturais, como montanhas, elas também estão sujeitas a interferências técnicas e ruídos, resultando em uma qualidade de áudio inferior.

Por outro lado, a transmissão em FM modula a frequência da onda de rádio para codificar o sinal de áudio. Esse método oferece uma qualidade de som mais clara e estável em comparação com a AM. Embora as transmissões em FM tenham uma faixa de alcance mais limitada em comparação com a AM, elas são menos suscetíveis a interferências e oferecem uma melhor fidelidade de áudio.

(Resposta: AM representa “amplitude modulada” e FM significa “frequência modulada”. São os dois principais métodos de modulação usados em transmissões de rádio, com AM sendo mais antiga e com maior alcance, mas mais sujeita a interferências, enquanto FM oferece melhor qualidade de som e estabilidade, embora tenha um alcance mais limitado.)