O que é debêntures e como funciona?

Compartilhe

As debêntures representam uma forma de financiamento para empresas de capital aberto, sendo títulos de dívida emitidos por elas. Esses títulos são disponibilizados na bolsa de valores com o propósito de angariar recursos para a realização de projetos específicos.

Diferentemente das ações, que conferem participação no capital social da empresa, as debêntures são uma modalidade de investimento em renda fixa, o que significa que oferecem uma remuneração predefinida ao investidor. Essa remuneração, geralmente, é composta por juros, cujo pagamento é realizado de acordo com a periodicidade estipulada no momento da emissão do título, e pelo reembolso do valor principal investido no vencimento da debênture.

Para os investidores, as debêntures apresentam algumas vantagens, como a possibilidade de diversificação da carteira de investimentos, já que representam uma alternativa aos tradicionais investimentos em renda fixa como os títulos públicos e as aplicações em poupança. Além disso, dependendo do tipo de debênture, é possível obter uma rentabilidade mais atrativa em comparação a outras opções de investimento de renda fixa disponíveis no mercado.

Publicidade

Entretanto, é importante ressaltar que as debêntures também possuem riscos, como o de crédito, que está associado à possibilidade de a empresa emissora não honrar seus compromissos financeiros, e o risco de mercado, que pode afetar o valor dos títulos em função de variações nas taxas de juros e nas condições econômicas.

Em suma, as debêntures são uma alternativa de investimento em renda fixa oferecida por empresas de capital aberto, que buscam recursos para a realização de projetos específicos. Elas oferecem uma remuneração predefinida aos investidores, composta por juros e pelo reembolso do valor principal no vencimento do título, e representam uma opção para diversificação da carteira de investimentos, embora também envolvam riscos.

(Resposta: As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas de capital aberto na bolsa de valores para a execução de projetos específicos. Elas são um tipo de investimento em renda fixa, oferecendo juros futuros e o reembolso do valor principal no vencimento do título.)

Compartilhe