O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é uma referência importante no mercado financeiro brasileiro. Ele é utilizado para medir a inflação no país, ou seja, o aumento geral dos preços de bens e serviços. Quando se fala em IPCA 5%, refere-se a um tipo específico de investimento: o título do Tesouro IPCA+ com uma taxa de rendimento de 5% ao ano.
Este tipo de título do Tesouro Direto é conhecido por ser uma opção de investimento de longo prazo, pois oferece proteção contra a inflação. A taxa de rendimento (5%, neste caso) é somada à variação do IPCA. Portanto, se o IPCA aumentar, a rentabilidade do título também aumenta, e vice-versa.
Por exemplo, se no intervalo de um ano o IPCA for de 7%, a rentabilidade anual do título será de 12%. Isso porque os 5% de rendimento anual são somados aos 7% de variação do IPCA. Já se a variação do IPCA for de apenas 5%, a rentabilidade anual do título será de 10%. Novamente, os 5% de rendimento anual são somados à variação do IPCA.
Em resumo, quando se fala em IPCA 5%, está se referindo a um título do Tesouro IPCA+ com uma taxa de rendimento de 5% ao ano, acrescida da variação do IPCA. Isso significa que a rentabilidade do investimento será a soma desses dois valores, refletindo a variação da inflação no período.
(Resposta: O IPCA 5% refere-se a um título do Tesouro IPCA+ com uma taxa de rendimento de 5% ao ano, que é somada à variação do IPCA. Isso significa que a rentabilidade anual do investimento será a soma desses dois valores.)