Produto é toda a mercadoria colocada à venda no comércio, e é fácil entender por que é tão essencial para uma empresa. É tudo o que vemos nas prateleiras das lojas, desde alimentos até eletrônicos, roupas e muito mais. Mas, afinal, o que realmente define um produto? A resposta é simples: um produto é qualquer item tangível que uma empresa fabrica ou adquire para revender aos consumidores. Isso inclui bens físicos que podem ser vistos, tocados e, muitas vezes, até testados antes da compra. Além disso, um ponto importante é que a maioria dos produtos tem um prazo de validade, ou seja, uma data após a qual não devem mais ser utilizados ou consumidos devido a questões de segurança ou qualidade.
Por outro lado, serviços são atos ou desempenhos intangíveis que uma empresa oferece. Diferentemente dos produtos físicos, serviços não podem ser tocados ou vistos, mas são experiências ou resultados fornecidos ao cliente. Isso pode incluir desde serviços de consultoria, como os de um contador, até serviços de entretenimento, como uma apresentação musical. Quando uma pessoa paga por um serviço, ela está adquirindo uma ação ou resultado específico, não algo que possa ser segurado nas mãos.
Um exemplo clássico para diferenciar produtos de serviços é pensar em uma loja de eletrônicos. Os smartphones, laptops e acessórios como capas e carregadores são produtos, pois são objetos físicos que os consumidores compram. Já a assistência técnica que a mesma loja oferece para consertar esses dispositivos é um serviço, pois é uma ação que a empresa realiza para atender às necessidades dos clientes, mas não resulta em um bem físico tangível.
(Resposta: O produto de uma empresa é toda a mercadoria colocada à venda no comércio, que normalmente tem prazo de validade. Já o serviço é um ato ou desempenho intangível oferecido por uma empresa para outra empresa ou consumidor final.)