O saldo remanescente de aposentadoria é o valor que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ao segurado até a data do seu falecimento, mas que não foi recebido por ele em vida. Em outras palavras, trata-se do montante que não foi sacado pelo beneficiário antes de sua morte.
Quando uma pessoa que recebia benefícios do INSS falece, pode acontecer de haver valores ainda disponíveis em sua conta. Esses valores remanescentes podem ser referentes a pagamentos atrasados, reajustes ou mesmo pagamentos feitos após o óbito do beneficiário.
É importante que os familiares ou responsáveis pelo falecido entrem em contato com o INSS para solicitar o saque desse saldo remanescente. Para isso, será necessário apresentar a documentação exigida pelo órgão, como certidão de óbito, documentos pessoais do beneficiário e documentos que comprovem o vínculo com o falecido, como certidão de casamento ou união estável, se for o caso.
Ao solicitar o saque do saldo remanescente de aposentadoria, os familiares garantem que não haja valores deixados para trás e que o patrimônio do falecido seja devidamente recebido pelos herdeiros.
(Resposta: O saldo remanescente de aposentadoria é o valor devido ao segurado pelo INSS até a data do óbito, mas que não foi recebido por ele em vida.)