O que é uma malta?
Malta é um termo que, de acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, pode ser interpretado de diversas maneiras. Primeiramente, é descrito como um grupo de pessoas de baixa estirpe.
Essa definição sugere uma associação com indivíduos de origens sociais desfavorecidas ou moralmente questionáveis. Em seguida, o termo é associado a gente vagabunda, desconhecida e de má índole; em outras palavras, uma súcia, um grupo de pessoas com comportamentos reprováveis.
Outra acepção apresentada é a de um bando de malfeitores, o que evoca a imagem de uma corja, um conjunto de pessoas envolvidas em atividades criminosas. Contudo, o termo também pode ser interpretado de forma mais neutra, como uma reunião de pessoas com mesmos interesses, um bando que se une por afinidades ou objetivos comuns.
A partir dessas definições, é possível perceber que o termo malta carrega consigo uma carga semântica ampla e variada, podendo ser utilizado de maneira pejorativa ou não, dependendo do contexto em que é empregado. Enquanto algumas definições o associam a grupos marginais ou criminosos, outras simplesmente o relacionam a uma aglomeração de pessoas com interesses compartilhados. Assim, é importante considerar o contexto e a intenção por trás do uso desse termo.
(Resposta: Grupo de pessoas de baixa estirpe; gente vagabunda, desconhecida e de má índole; bando de malfeitores; reunião de pessoas com mesmos interesses.)