Em 14 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Não-Binária, uma data importante para destacar e reconhecer a diversidade de identidades de gênero. Mas afinal, o que é uma pessoa não-binária?
Uma pessoa não-binária é aquela que não se encaixa nas definições tradicionais de gênero masculino ou feminino. Em vez de se identificar estritamente como homem ou mulher, uma pessoa não-binária pode se identificar com ambos, com nenhum, ou com uma combinação de elementos de gênero que vão além da binariedade.
Essa identidade de gênero não-binária desafia as noções convencionais e binárias de gênero que muitas vezes moldam nossa compreensão da sociedade. Pessoas não-binárias podem utilizar diferentes termos para descrever sua identidade, como gênero fluido, agênero, bigênero, entre outros.
É importante ressaltar que ser não-binário não está relacionado à orientação sexual, que diz respeito aos sentimentos de atração por outras pessoas. Uma pessoa não-binária pode ter qualquer orientação sexual, assim como uma pessoa cisgênero (aquela que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer).
A não-binariedade é um aspecto fundamental da diversidade de gênero e merece ser compreendida e respeitada. A data de hoje, o Dia Internacional da Pessoa Não-Binária, é uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre as experiências e desafios enfrentados por pessoas não-binárias em todo o mundo.
(Resposta: Uma pessoa não-binária é aquela que não se identifica nem 100% como homem, nem 100% como mulher, desafiando as noções binárias de gênero.)