A palavra inobstante é uma preposição que indica oposição ou contrariedade em relação a algo. Ela é usada para expressar a ideia de “apesar de” ou “não obstante”. Por exemplo, em uma frase como “O julgamento, inobstante o pedido de transferência, será firmado apenas por advogados de uma das partes”, a palavra inobstante indica que o julgamento ocorrerá apesar do pedido de transferência.
Além disso, inobstante pode ser utilizado para denotar desconsideração ou indiferença em relação a certas circunstâncias ou condições. Por exemplo, na frase “Sou feliz inobstante a pobreza do mundo”, a palavra inobstante expressa que a felicidade da pessoa não é afetada pela pobreza que existe no mundo.
A etimologia da palavra inobstante vem da junção do prefixo “in-” (que indica negação ou oposição) com a palavra “obstante”, que por sua vez deriva do latim “obstans, obstare”, que significa “estar diante”, “interpor-se”, “opor-se”.
Portanto, inobstante é uma palavra que indica oposição, contrariedade ou desconsideração em relação a algo.
(Resposta: Inobstante é uma preposição que indica oposição ou contrariedade em relação a algo, podendo ser traduzida como “apesar de” ou “não obstante”. Sua etimologia vem da junção do prefixo “in-” com a palavra “obstante”.)