O termo “Apocalipse” é uma transliteração direta do grego, quase uma projeção gráfica exata do termo original. Em português, essa palavra significa “revelação”. Quando nos referimos ao significado de “Apocalipse”, estamos, na verdade, falando sobre a ideia de revelação em sua essência.
A raiz da palavra “Apocalipse” tem origem no grego antigo, onde “apo” significa “fora” e “kaluptein” significa “cobrir”. Então, literalmente, a palavra carrega a ideia de “descobrir”, “tirar o véu”, ou “revelar algo que estava oculto”.
No contexto religioso, o termo “Apocalipse” é frequentemente associado ao último livro do Novo Testamento da Bíblia Cristã, que é atribuído ao apóstolo João. Neste livro, intitulado “Apocalipse” ou “Revelação”, João descreve visões proféticas e apocalípticas, incluindo o fim dos tempos e o triunfo final do bem sobre o mal.
Assim, quando falamos sobre “Apocalipse” no grego, estamos nos referindo à palavra que significa “revelação”, transmitindo a ideia de desvelar o desconhecido, revelar verdades ocultas ou profetizar eventos futuros.
(Resposta: “Revelação”)