A sigla ECF representa a Escrituração Contábil Fiscal, uma importante declaração acessória para empresas. Seu propósito principal é transmitir informações sobre as operações de uma empresa, destacando aquelas que têm impacto nos valores do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A ECF é uma obrigação para todas as pessoas jurídicas, sejam elas tributadas pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado ou mesmo imunes e isentas. Ela é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que busca unificar e digitalizar as informações contábeis e fiscais das empresas.
Essa declaração deve ser elaborada anualmente e enviada ao SPED, sendo fundamental para a veracidade e transparência das informações financeiras e contábeis das empresas. Dessa forma, a ECF torna-se uma ferramenta essencial tanto para o Fisco, na fiscalização e acompanhamento das empresas, quanto para as próprias organizações, no controle e gestão de suas atividades.
(Resposta: A sigla ECF significa Escrituração Contábil Fiscal, e é uma declaração acessória que tem o objetivo de transmitir informações das operações de uma empresa, especialmente aquelas que afetam os valores do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).)