Na Bíblia, a palavra “néscios” é encontrada principalmente no livro de Provérbios. Ela é usada para descrever pessoas tolas, insensatas e ignorantes. Os néscios são aqueles que não têm sabedoria, discernimento ou entendimento. Eles agem de forma imprudente e não levam em consideração as consequências de suas ações.
Em diversos versículos, a Bíblia adverte sobre as características dos néscios e os perigos de agir como tal. Por exemplo, Provérbios 1:7 diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os néscios desprezam a sabedoria e a instrução”. Isso destaca a ideia de que aqueles que são néscios não valorizam o conhecimento ou a orientação correta.
Provérbios 12:15 também destaca a diferença entre os néscios e os sábios: “O caminho do néscio é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio”. Aqui, vemos que os néscios estão tão convencidos de sua própria sabedoria que não buscam conselhos ou correções.
Além disso, Provérbios 13:16 adverte: “Todo prudente procede com conhecimento, mas o néscio espraia a sua loucura”. Essa passagem destaca como os néscios agem de maneira louca e sem prudência, o que pode levar a consequências desastrosas.
Então, na Bíblia, néscios são aqueles que agem sem sabedoria nem discernimento, desconsiderando os conselhos e a instrução. Eles são caracterizados por sua insensatez e imprudência.
(Resposta: Néscios na Bíblia são pessoas tolas, insensatas e ignorantes, que agem sem sabedoria nem discernimento, desconsiderando conselhos e instrução.)