O significado do nome Amazonas tem raízes na língua indígena, especificamente na palavra “amassunu”, que se traduz como ‘ruído de águas, água que retumba’. Essa denominação foi atribuída ao rio que atravessa o Estado do Amazonas, datando do ano de 1541, quando o capitão espanhol Francisco Orellana navegou pela região e cunhou o nome.
A história por trás do nome Amazonas remonta ao Tratado de Tordesilhas, assinado entre Espanha e Portugal em 1494. De acordo com esse acordo, a região amazônica era considerada território espanhol. Assim, o rio que percorre o Estado do Amazonas foi nomeado em homenagem às mulheres guerreiras da mitologia grega, conhecidas como Amazonas, associando-se ao poder e à grandiosidade dessa vasta região.
Portanto, o nome Amazonas provém da palavra indígena “amassunu” e foi atribuído ao rio que corta o Estado do Amazonas por Francisco Orellana em 1541. Esse nome também está vinculado ao Tratado de Tordesilhas, que concedeu à Espanha a posse da região amazônica, inspirando a denominação do rio e do estado.
(Resposta: O nome ‘Amazonas’ significa ‘ruído de águas, água que retumba’, em referência ao rio que banha o Estado, e foi atribuído pelo capitão espanhol Francisco Orellana em 1541.)