Participantes do enem podem usar aplicativo do mec para estudar
Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que realizarão as provas de ciências da natureza e matemática neste domingo, dia 16, podem utilizar o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem – para revisar o conteúdo. Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o aplicativo tem como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para o exame.
O Simuladão do Enem está disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play, e também pode ser acessado online. Para utilizar a ferramenta, os interessados devem se conectar através da plataforma Gov.Br, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), e, em seguida, realizar o cadastro no aplicativo ou no site.
Após o cadastro, o estudante terá acesso a conteúdos em formato de vídeo e apostilas, além de outras funcionalidades como: trilhas de estudo segmentadas por complexidade e área de conhecimento; simulados completos com questões de provas anteriores do Enem; simulados de questões alternativas por área de conhecimento; assistente virtual com inteligência artificial para auxiliar na construção de planos de estudo personalizados; e um sistema de tira-dúvidas baseado em conteúdos exclusivos das matérias cobradas no Enem.
As conquistas e pontuações de cada estudante serão registradas em um perfil privado, permitindo que o usuário compartilhe seu progresso nas redes sociais, caso deseje.
Neste domingo, os participantes responderão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 18h30, meia hora mais cedo em comparação com o primeiro dia de provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que os participantes que perderam o primeiro dia de provas do Enem 2025 devido a problemas logísticos, como desastres naturais, ou por terem sido acometidos por doenças infectocontagiosas, terão a oportunidade de reaplicar o exame. O Inep recomenda que, se possível, os candidatos compareçam ao segundo dia de provas, mesmo que tenham faltado ao primeiro.
A reaplicação das provas está agendada para os dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação através da Página do Participante, no site do Inep, é do dia 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília).
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o primeiro dia de provas do Enem 2025 será realizado em 30 de novembro, e o segundo dia em 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) na capital paraense.





