Pequenos negócios brasileiros priorizam ações de sustentabilidade socioambiental

Compartilhe

Pequenos negócios no Brasil estão cada vez mais engajados com práticas de sustentabilidade socioambiental, como coleta seletiva, reciclagem de resíduos e o uso consciente de água e energia. Uma pesquisa recente revelou que 93% dos donos de pequenos negócios consideram essas ações importantes ou muito importantes para suas empresas. O levantamento também indica que 83% dos empreendedores acreditam que as ações sustentáveis não devem se restringir apenas às grandes e médias empresas.

O estudo aponta que os Microempreendedores Individuais (MEIs) são o grupo que mais valoriza a sustentabilidade, com 41% considerando o tema muito importante e 51% o considerando importante. Em relação aos setores, o de Serviços se destaca, com 94% dos empresários considerando o tema importante.

De acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados apontam o impacto positivo em questões sociais e no meio ambiente como o principal benefício das práticas ESG (Environmental, Social and Governance).

Publicidade

A pesquisa também identificou os principais obstáculos enfrentados pelos pequenos negócios na implementação de práticas ESG. A falta de informação é a maior dificuldade, afetando 27% dos entrevistados, enquanto a falta de recursos financeiros é a segunda maior barreira, impactando 21% dos negócios.

A pesquisa também abordou a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), revelando que 71% dos pequenos negócios brasileiros a consideram importante ou muito importante para seus empreendimentos. Essa importância é maior entre os MEIs (72%) do que entre as microempresas (69%) e empresas de pequeno porte (68%). Além disso, as mulheres demonstraram maior interesse (76%) em comparação com os homens (67%).

Os donos de pequenos negócios acreditam que a COP30 pode contribuir para conectar seus negócios a oportunidades no mercado verde, promover linhas de crédito para práticas sustentáveis e divulgar práticas de ESG entre os pequenos negócios.

A pesquisa, que ouviu 6.266 donos de pequenos negócios em todo o país entre 9 de agosto e 16 de setembro de 2025, também revelou que as ações de ESG mais comuns são a coleta seletiva e reciclagem (42%) e o uso consciente de água e energia (24%). A pesquisa indica a necessidade de apoio técnico e educativo para superar as barreiras de falta de informação e recursos financeiros. A grande maioria dos entrevistados considera muito importante o papel na COP30, especialmente em conectar pequenos negócios ao mercado verde, promover linhas de crédito e incentivos sustentáveis e divulgar boas práticas de ESG.

Publicidade

Fonte: agenciasebrae.com.br

Compartilhe