Por que foi criado o Vale Tudo?

Antigamente chamado de Vale Tudo, o esporte que mais tarde se tornaria o MMA (Mixed Martial Arts) foi criado no Brasil na década de 30 pela família Gracie. Na época, o Vale Tudo não tinha regras claras e permitia praticamente qualquer tipo de golpe e técnica, daí o nome que traduzido significa “vale tudo”. A ideia principal por trás da criação desse esporte era demonstrar a superioridade técnica da arte marcial desenvolvida pelos Gracie: o jiu-jitsu brasileiro.

Essa modalidade de luta se tornou uma forma de provar a eficácia do jiu-jitsu contra outros estilos de luta e artes marciais. A família Gracie queria mostrar que mesmo lutadores menores e mais leves poderiam vencer oponentes maiores e mais fortes usando as técnicas de seu estilo de luta. Assim, os primeiros eventos de Vale Tudo eram uma mistura de exibição de habilidade e teste de coragem.

Com o tempo, o Vale Tudo evoluiu e se transformou no que conhecemos hoje como MMA, um esporte com regras mais estruturadas e uma grande variedade de estilos de luta representados. Atualmente, o MMA é um dos esportes de combate mais populares do mundo, com eventos de grande audiência e lutadores renomados.

(Resposta: O Vale Tudo foi criado para demonstrar a superioridade técnica do jiu-jitsu brasileiro, desenvolvido pela família Gracie, contra outros estilos de luta, sendo posteriormente transformado no esporte conhecido como MMA.)