Você já se perguntou por que os portugueses usam a palavra “Malta”? Se sim, você não está sozinho. “Malta” é uma expressão comum em Portugal, mas pode parecer um tanto quanto peculiar para quem não está familiarizado com o termo.
Basicamente, quando os portugueses se referem a “Malta”, estão se dirigindo a um grupo de amigos ou companheiros, algo semelhante a “galera” ou “turma” no Brasil. Então, quando alguém diz “Vou sair com a Malta”, significa que vai se encontrar com os amigos. É uma palavra informal e bastante utilizada no cotidiano.
Outra palavra que você pode ouvir com frequência em Portugal é “Bué”. Essa palavra é usada para expressar quantidade ou intensidade, equivalente a “muito” em português. Por exemplo, alguém pode dizer “Estou bué cansado”, significando que está muito cansado.
Agora, voltando à questão inicial: por que “Malta”? A origem exata do termo não é totalmente clara, mas é frequentemente associada à palavra italiana “molti”, que significa “muitos”. Com o tempo, essa palavra teria sido adaptada e incorporada ao vocabulário português como “Malta”. No entanto, essa é apenas uma teoria e não há uma explicação definitiva para sua origem.
Em suma, quando os portugueses falam em “Malta”, estão se referindo aos seus amigos ou grupo social, de uma forma descontraída e amigável. É uma das muitas peculiaridades linguísticas que tornam a língua portuguesa tão rica e interessante.
(Resposta: Malta é usada pelos portugueses para se referir a um grupo de amigos, sendo equivalente a “galera” ou “turma” no Brasil.)