Portal impulsiona empreendedorismo sustentável na amazônia com dados e apoio a negócios locais

Um novo portal dedicado à bioeconomia foi lançado com o objetivo de destacar o potencial empreendedor da Amazônia. A iniciativa surgiu durante uma expedição na região do Baixo Amazonas, no Pará, onde um projeto piloto tem sido desenvolvido desde o ano passado para promover um modelo de desenvolvimento inovador e sustentável.
O portal funciona como um repositório digital de informações coletadas e geradas durante a execução do projeto de bioeconomia. A plataforma disponibiliza relatórios técnicos com mapeamentos e diagnósticos sobre o potencial dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, áreas de foco da iniciativa.
O projeto tem beneficiado diversos empreendimentos locais, abrangendo setores produtivos como artesanato, moda e startups focadas em neurociência, produtos farmacêuticos e cosméticos. O portal reúne informações sobre mais de 20 empreendimentos acompanhados, apresentando um panorama do ecossistema empreendedor amazônico através de mapas interativos e indicadores.
A plataforma visa apresentar cada comunidade e empreendimento, detalhando a produção de artesanato, móveis em madeira e agricultura regenerativa, com informações obtidas em fóruns oficiais.
A Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona) é um exemplo de iniciativa local que recebe apoio do projeto, com capacitações, consultorias e parcerias estratégicas. A cooperativa trabalha com manejo sustentável da floresta e produz peças de design com identidade amazônica. O faturamento da movelaria é compartilhado com as comunidades da Flona Tapajós, inclusive com aqueles que não são cooperados.
Durante a expedição, o Sebrae promoveu um diálogo com os cooperados sobre governança territorial, certificação e acesso a mercados sustentáveis. Os membros da Coomflona vivem nas 21 comunidades da Floresta Nacional do Tapajós, no município de Belterra, região do Baixo Amazonas, totalizando 300 famílias cooperadas. Peças produzidas pela cooperativa já foram exibidas na São Paulo Fashion Week.
A geração de energia para a operação da movelaria é um dos desafios da Coomflona. Com o apoio do Sebrae, um projeto de energia fotovoltaica foi desenvolvido, e uma emenda parlamentar foi destinada para a construção de uma usina, substituindo a geração de energia atual.
O Sebrae também está se preparando para a COP30, posicionando as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Um portal foi criado para preparar os empreendedores para as oportunidades geradas pelo evento,
Fonte: agenciasebrae.com.br



