Primeiro dia da zcas traz alerta de chuvas e tempestades em 10 estados

Compartilhe

Atenção para a previsão do tempo! A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) inicia sua atuação nesta quinta-feira, trazendo consigo a expectativa de chuvas intensas, tempestades e possíveis transtornos para dez estados brasileiros, abrangendo quatro regiões do país.

A previsão indica que o sistema climático persistirá por um período de três a cinco dias, impactando diretamente os seguintes estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Amazonas.

Modelos de previsão meteorológica apontam para um cenário de alertas, com chuvas intensas, tempestades acompanhadas de trovoadas e o consequente risco de transtornos para a população. Na Bahia, onde as chuvas já têm sido frequentes, a situação demanda ainda mais atenção e cuidado.

A quinta-feira será marcada por instabilidade climática no Sudeste e Nordeste. Desde as primeiras horas da manhã, áreas da Bahia, Piauí, norte e noroeste de Minas Gerais, além de grande parte do Espírito Santo, já devem registrar chuvas intensas, variando de moderada a forte.

Publicidade

Com o aumento da umidade, a intensidade das chuvas tende a se intensificar e se estender para outras áreas, como a região central de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro, o sul e sudeste da Bahia, e pontos isolados do Maranhão e Piauí, principalmente no final da manhã.

Embora com menor intensidade, São Paulo e Rio de Janeiro também devem registrar chuvas, impulsionadas pela circulação atmosférica que transporta umidade do oceano. A situação mais crítica, no entanto, concentra-se em Minas Gerais e Espírito Santo, com previsão de chuvas intensas e tempestades ao longo da tarde e da noite, elevando o risco de transtornos, especialmente no extremo nordeste mineiro e norte capixaba, incluindo as regiões de Teófilo Otoni/MG e São Mateus/ES.

O sul do Maranhão e do Piauí também devem sentir os efeitos da ZCAS, com tempestades e céu encoberto. Na Bahia, o alerta permanece devido ao acúmulo de chuvas nos últimos dias, o que aumenta o risco de deslizamentos, enxurradas e transbordamentos de rios, devido à saturação do solo.

Publicidade

Os acumulados de chuva previstos são significativos. Até quinta-feira, pontos do nordeste de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo podem registrar volumes superiores a 100 mm. Em Pedro Canário/ES, a estimativa é de 118 mm, enquanto em Belo Horizonte/MG, o acumulado pode chegar a 76 mm em um período de 48 horas.

A ZCAS também exerce influência sobre o clima no Norte e Centro-Oeste do país. Uma extensa faixa de nebulosidade se estende desde o Amazonas, passando por Pará, Mato Grosso, Goiás e Tocantins, até alcançar o Sudeste e o Nordeste.

Desde a madrugada, chuvas fracas e isoladas já afetam a região, mas a previsão é de que as precipitações ganhem força ao longo da manhã, atingindo Mato Grosso, Goiás e Tocantins, com risco de trovoadas e descargas elétricas. Durante a tarde, as chuvas devem se generalizar, com várias localidades sendo atingidas por chuvas intensas e tempestades.

Fonte: www.tempo.com

Publicidade
Compartilhe