Programa gás do povo inicia distribuição de vales em dez capitais

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A distribuição dos vales de recarga do programa Gás do Povo começou nesta segunda-feira, alcançando famílias em dez capitais brasileiras. A iniciativa marca o início da fase piloto da nova política pública do governo federal, destinada a facilitar o acesso da população ao gás de cozinha.

Nesta etapa inicial, aproximadamente um milhão de famílias serão beneficiadas. As capitais contempladas nesta primeira fase são Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) informou que este piloto nacional servirá para testar o sistema, monitorar a utilização do benefício e realizar os ajustes técnicos necessários antes da expansão completa do programa. A prioridade nesta fase são as áreas urbanas densas com um grande número de famílias cadastradas no CadÚnico.

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Moradores do Rio de Janeiro, no entanto, precisarão aguardar até janeiro de 2026 para terem acesso ao vale recarga, quando a segunda fase da implementação piloto será iniciada. A previsão é que o programa esteja totalmente operacional em todo o país até março do mesmo ano.

O Gás do Povo tem como objetivo substituir gradualmente o Auxílio Gás, oferecendo recargas gratuitas de botijões de 13 kg em revendas autorizadas. A expectativa é que até 15 milhões de famílias sejam alcançadas até março de 2026.

O processo de retirada do gás será realizado diretamente na revendedora, sem intermediários, com validação eletrônica. Para obter a recarga, o beneficiário poderá usar o cartão com chip do Bolsa Família e senha, o cartão de débito da Caixa e senha, ou o CPF juntamente com um código de validação enviado para o celular cadastrado.

A seleção dos beneficiários é feita de forma automática pelo MDS, com base em critérios como inscrição no CadÚnico, renda per capita de até meio salário mínimo, cadastro atualizado há pelo menos 24 meses e prioridade para famílias que já recebem o Bolsa Família. Não há possibilidade de inscrição direta no programa.

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Os beneficiários podem consultar se foram selecionados através do aplicativo Meu Social, do Portal Cidadão Caixa, ou pelo telefone Caixa Cidadão (0800-726-0207). Em caso de dúvidas, os canais de atendimento incluem o telefone 121, o FalaBR e o SAC da Caixa (0800-726-0101). Não é necessário comparecer a uma agência para realizar a consulta.

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