Programa inova caatinga: impulso à sustentabilidade no nordeste

O bioma da Caatinga, no Nordeste brasileiro, ganha um novo impulso para a sustentabilidade com o programa Inova Caatinga. A iniciativa visa fomentar negócios inovadores que promovam a conservação e o uso consciente dos recursos naturais da região, em um contexto de crescentes desafios climáticos.
O programa é resultado de uma parceria entre a Sudene, o Porto Digital e o Sebrae, e está com inscrições abertas até o dia 19 de outubro. O Inova Caatinga busca projetos com foco em áreas como agropecuária, bioenergia, alimentos, cosméticos e ecoturismo.
O processo de seleção é dividido em etapas. A primeira fase, denominada validação e tração, está aberta a projetos de todo o estado de Pernambuco, desde que estejam em estágio inicial. Até 80 propostas serão selecionadas para a fase de validação, com duração de três meses, e as 60 melhores avançarão para a etapa de tração.
Durante a fase de tração, cada equipe participante receberá uma Bolsa de Estímulo à Inovação (BEI) no valor de R$ 6,5 mil mensais, durante quatro meses. Os empreendedores também terão acesso a mentorias e capacitações realizadas de forma virtual.
De acordo com Camila Vila Nova, especialista em inovação do Sebrae/PE, o objetivo é fortalecer a operação dos projetos e ampliar o faturamento dos empreendedores envolvidos.
As propostas serão avaliadas com base em critérios como potencial de mercado, grau de inovação, impacto socioambiental, conexão com a Caatinga e a qualidade da equipe proponente. O programa busca, ainda, promover o networking e incentivar a criação de novas startups com foco na bioeconomia regional.
O edital do Inova Caatinga indica que pessoas físicas e jurídicas residentes em Pernambuco podem participar, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e empreendedores rurais com projetos ligados ao conceito de bioeconomia.
A iniciativa se apresenta como uma oportunidade para valorizar a biodiversidade nordestina, gerar oportunidades econômicas sustentáveis e alinhar-se aos objetivos da Agenda 2030 da ONU.
Fonte: www.canalrural.com.br