Projeto inédito impulsiona franquias e pequenos negócios no brasil

Um novo horizonte se abre para micro e pequenas empresas que buscam expandir seus negócios através do sistema de franquias no Brasil. O Projeto Franquias Brasil, fruto de uma colaboração entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi lançado com o objetivo de capacitar e qualificar empreendedores, além de facilitar o acesso a mercados. O convênio técnico-financeiro, que totaliza R$ 18,7 milhões, foi formalizado em Brasília nesta terça-feira (28).
A iniciativa terá duração de 30 meses e visa atender 13 mil micro e pequenas empresas em todo o país. As ações incluem capacitação, qualificação e participação em rodadas de negócios, buscando impulsionar o crescimento e a consolidação desses empreendimentos no mercado de franquias.
Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o setor de franquias representa uma economia qualificada e confiável. Ele ressaltou que o convênio é uma resposta ao crescente desejo de empreender por parte dos brasileiros, oferecendo novas possibilidades para que pequenos negócios ganhem escala.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, enfatizou que o convênio marca uma nova fase na parceria com a ABF, com o objetivo de aprofundar e estruturar as ações voltadas para os pequenos negócios interessados no mercado de franquias. “Temos agendas importantíssimas tanto para empresas pequenas que querem adotar o sistema de franquias como para empresas que serão franqueadas, além de dar segurança para os empreendedores que querem investir”, afirmou Quick.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, descreveu o convênio como um compromisso com o futuro do empreendedorismo brasileiro. De acordo com ele, o setor de franquias da ABF conta com mais de 200 mil operações franqueadas em todo o país, com um faturamento superior a R$ 280 bilhões nos últimos 12 meses (encerrados em junho de 2025). As franquias associadas faturam, em média, R$ 100 mil e empregam nove pessoas. “É sem dúvida um empreendedorismo de alto impacto e poder de transformação nas comunidades onde o franchising se insere”, complementou.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, destacou o compromisso da instituição em se aproximar dos empreendedores, enfatizando a importância de parcerias como a firmada com a ABF. “Consolidamos aqui uma parceria que com certeza vai chegar lá na pequena padaria, no pequeno ateliê, na pequena barbearia, no pequeno salão, alcançando pessoas que enxergam no empreendedorismo uma saída para as dificuldades que a vida traz”, avaliou.
Fonte: agenciasebrae.com.br

