As instituições responsáveis por definir a política monetária no Brasil são o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central do Brasil (BC). O CMN é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional, composto pelo Ministro da Economia, que o preside, pelo Ministro da Casa Civil e pelo Presidente do Banco Central. Ele tem como principais funções traçar as diretrizes gerais das políticas monetária, câmbio e creditícia.
Por sua vez, o Banco Central é a instituição responsável por executar e monitorar as ações e instrumentos da política monetária. Ele é encarregado de regular a quantidade de moeda em circulação, controlar a taxa de juros, supervisionar as instituições financeiras, entre outras atribuições.
Além do CMN e do BC, há o Comitê de Política Monetária (Copom), que é um órgão auxiliar do Banco Central. O Copom é responsável por estabelecer as diretrizes da política monetária e decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic. Suas reuniões são periódicas, normalmente a cada 45 dias, e suas decisões têm impacto direto na economia, influenciando desde os juros cobrados em empréstimos até a inflação.
Em resumo, as instituições que definem a política monetária no Brasil são o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (BC) e o Comitê de Política Monetária (Copom).
(Resposta: As instituições que definem a política monetária no Brasil são o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (BC) e o Comitê de Política Monetária (Copom).)