A Bíblia nos oferece um registro dos apóstolos originais que acompanharam Jesus Cristo durante seu ministério terreno. Esses indivíduos foram selecionados por Cristo para serem seus discípulos mais próximos e para disseminarem sua mensagem após sua partida. Entre os discípulos de destaque estão Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Judas Iscariotes, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Bartolomeu, Judas Tadeu e Simão, também conhecido como o Zelote.
Pedro é frequentemente mencionado nas Escrituras como um dos líderes do grupo e foi um dos primeiros a reconhecer Jesus como o Messias. Tiago e João, frequentemente referidos como os “filhos do trovão”, também desempenharam papéis importantes no círculo íntimo de Cristo. André, irmão de Pedro, foi outro dos primeiros discípulos a ser chamado por Jesus. Filipe é conhecido por trazer Natanael para Jesus e por seu desejo de ver o Pai. Judas Iscariotes é infelizmente lembrado por trair Jesus.
Mateus, anteriormente um coletor de impostos, foi chamado por Jesus para segui-lo, e seu evangelho é um dos quatro registros canônicos dos Evangelhos. Tomé, muitas vezes lembrado por sua incredulidade após a ressurreição de Jesus, eventualmente professou sua fé. Tiago, filho de Alfeu, é muitas vezes referido como “Tiago, o Menor”, para distingui-lo de Tiago, irmão de João.
Bartolomeu, também conhecido como Natanael, é lembrado por sua franqueza e sinceridade. Judas Tadeu, frequentemente identificado como “Lebeu”, “Tadeu” ou “Tadeu de Jesus”, é mencionado em várias passagens do Novo Testamento. Simão, o Zelote, é identificado em algumas passagens do Evangelho de Lucas como um dos discípulos de Jesus.
Esses homens desempenharam papéis cruciais na propagação do Evangelho após a ascensão de Jesus ao céu. Suas vidas e ensinamentos são fundamentais para a compreensão da fé cristã e do significado do ministério de Jesus Cristo na Terra.
(Resposta: Os discípulos de Cristo foram Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Judas Iscariotes, Mateus, Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Bartolomeu, Judas Tadeu e Simão, o Zelote.)