Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, podendo ser classificado em dois grandes grupos: físico ou químico. Os fenômenos físicos referem-se a mudanças de estado físico, como a fusão do gelo em água ou a evaporação da água em vapor, sem alterar a composição química da substância. Já os fenômenos químicos são aqueles em que ocorre a formação de novas substâncias, como na combustão.
Um exemplo clássico de fenômeno químico é a própria combustão. Quando um material combustível, como a madeira, é queimado, ocorre uma reação química com o oxigênio do ar. Esse processo resulta na formação de novas substâncias, como dióxido de carbono e água, além de liberar energia na forma de calor e luz.
Outros exemplos de fenômenos químicos incluem a fermentação na produção de pães e bebidas alcoólicas, a oxidação de metais como o ferro formando ferrugem, a decomposição de compostos orgânicos, entre outros. Esses processos alteram a composição química das substâncias envolvidas, resultando em novos compostos com propriedades diferentes.
Em contraste, os fenômenos físicos, como a mudança de estado físico da água, a dilatação térmica de materiais ou a condução de eletricidade, não alteram a composição química das substâncias envolvidas. Eles lidam principalmente com mudanças nas propriedades físicas, como estado de agregação, densidade, temperatura, entre outros.
Portanto, os tipos de fenômenos que existem são os fenômenos físicos e fenômenos químicos, sendo estes últimos caracterizados pela formação de novas substâncias com propriedades químicas distintas.
(Resposta: Fenômenos químicos envolvem a formação de novas substâncias com propriedades químicas diferentes, como na combustão.)