Quais são os três tipos de pesquisa?

Grande parte das pesquisas pode ser dividida em três categorias principais: exploratória, descritiva e causal. Cada uma dessas categorias tem uma finalidade específica e só pode ser utilizada de certas maneiras.

A pesquisa exploratória é frequentemente usada quando o assunto em questão é pouco conhecido ou ainda não foi bem explorado. Seu principal objetivo é explorar e entender um problema de forma mais aprofundada. Geralmente, é o primeiro passo em um processo de pesquisa mais amplo, ajudando a definir melhor o problema a ser investigado.

A pesquisa descritiva, por outro lado, tem como objetivo descrever características de uma população ou fenômeno de estudo. Ela busca responder a perguntas como “o que”, “quando”, “onde” e “como”. Este tipo de pesquisa é comum em estudos de mercado, por exemplo, onde são coletadas informações para entender o comportamento dos consumidores ou a distribuição de um produto no mercado.

Já a pesquisa causal procura estabelecer relações de causa e efeito entre variáveis. Ela investiga se uma variável influencia ou causa mudanças em outra variável. Esse tipo de pesquisa geralmente envolve experimentos controlados, nos quais as condições são manipuladas para observar os efeitos resultantes.

Portanto, os três principais tipos de pesquisa são:

  1. Pesquisa exploratória: para explorar e entender um problema inicialmente desconhecido.
  2. Pesquisa descritiva: para descrever características de uma população ou fenômeno.
  3. Pesquisa causal: para estabelecer relações de causa e efeito entre variáveis.

(Resposta: Os três tipos de pesquisa são exploratória, descritiva e causal.)