Os animais podem ser classificados em duas categorias principais: ruminantes e não ruminantes. A principal diferença entre esses dois grupos está no processo digestivo.
Os ruminantes, como vacas, ovelhas e cabras, possuem um estômago especializado com quatro compartimentos. Após a ingestão do alimento, eles o armazenam temporariamente em um compartimento chamado rúmen. Depois, regurgitam uma porção do alimento parcialmente digerido de volta à boca, onde é mastigado novamente. Esse processo é chamado de ruminação. Após a ruminação, o alimento é novamente engolido e passa pelos outros compartimentos do estômago para completa digestão.
Por outro lado, os não ruminantes, como porcos, cavalos e cães, possuem um estômago simples, com apenas um compartimento. Eles não têm a capacidade de regurgitar o alimento para a boca e mastigá-lo novamente. Assim, o alimento segue seu curso normal através do sistema digestivo, sendo digerido apenas uma vez.
Em resumo, a diferença fundamental entre animais ruminantes e não ruminantes está no ato de regurgitar o alimento para a boca para uma segunda mastigação, processo característico dos ruminantes.
(Resposta: A diferença fundamental está no ato de regurgitar o alimento para a boca e mastigá-lo novamente, processo característico dos ruminantes.)