Você sabia que a CNH provisória, também conhecida como Permissão Para Dirigir (PPD), é aceita em todo o território nacional? No entanto, quando se trata de aplicativos de transporte, como a Uber, a situação muda um pouco. Embora a CNH provisória seja válida para dirigir em vias públicas, esses aplicativos não permitem que motoristas parceiros utilizem esse tipo de habilitação.
Para se tornar um motorista parceiro da Uber, é imprescindível possuir a CNH permanente, que é emitida após um ano da obtenção da CNH provisória. Além disso, outro requisito importante é que a CNH contenha a observação “Exerce atividade remunerada” (EAR), indicando que o condutor está autorizado a realizar atividades remuneradas ao volante.
Para incluir essa observação na CNH, o condutor deve seguir alguns passos. Primeiramente, é necessário abrir uma solicitação junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de sua região. Em seguida, é preciso pagar as taxas exigidas e realizar os exames necessários para a inclusão da observação.
Portanto, se você possui uma CNH provisória e deseja se tornar um motorista parceiro da Uber ou de outros aplicativos de transporte, é importante estar ciente dessas exigências e iniciar o processo para obtenção da CNH permanente com a observação de atividade remunerada. Assim, você estará apto a desempenhar essa função de maneira legal e segura.