Você sabe qual a diferença entre dependente e beneficiário? O quinto vídeo da série “Principais Dúvidas” da FUNCEF explica essa questão de forma clara e direta. Entender essa distinção é fundamental para quem participa de planos de benefícios. Afinal, cada um desses termos possui implicações específicas dentro do contexto dos planos previdenciários.
Vamos lá: o dependente, quando cadastrado no plano de benefícios, tem direito a receber pensão em caso de falecimento do participante. Ou seja, é uma pessoa que depende financeiramente do titular do plano e que terá uma proteção financeira no caso de algo acontecer ao titular. Geralmente, os dependentes são cônjuges, filhos menores de idade ou até mesmo filhos maiores de idade, desde que estejam cursando alguma instituição de ensino regular.
Por outro lado, o beneficiário designado é alguém escolhido pelo participante para receber benefícios em situações específicas. Diferentemente do dependente, o beneficiário designado não precisa ter vínculo direto de dependência econômica com o participante. Pode ser um amigo, parente distante, ou qualquer pessoa que o participante deseje indicar para receber os benefícios.
Então, de forma resumida, o dependente é alguém que tem vínculo de dependência econômica com o participante e que receberá pensão em caso de falecimento. Já o beneficiário designado é uma pessoa indicada pelo participante, que não necessariamente tem vínculo familiar ou econômico, para receber benefícios específicos.
Em resumo, a diferença entre dependente e beneficiário designado está na relação com o participante do plano. Enquanto o primeiro tem um vínculo direto de dependência econômica e recebe pensão em caso de falecimento, o segundo é uma pessoa escolhida pelo participante para receber benefícios específicos, sem necessidade de relação direta de dependência.