Em nosso dia a dia, nos deparamos frequentemente com o uso de palavras e seus antônimos. Ao entender os antônimos, ampliamos nosso vocabulário e a capacidade de expressar ideias com maior precisão. Um exemplo disso é a palavra “nocivo”. Mas afinal, qual seria o seu antônimo?
O termo “nocivo” é utilizado para descrever algo que pode causar prejuízo, dano ou malefício. No entanto, quando buscamos por antônimos desse termo, nos deparamos com uma gama de palavras que representam justamente o oposto. Entre os antônimos de “nocivo” encontramos: bom, inofensivo, inócuo, benéfico, inocente, benigno, abnóxio, inóxio, salutar, entre outros.
Cada um desses antônimos carrega consigo a ideia de algo que não causa dano ou que, até mesmo, traz benefícios. Por exemplo, quando algo é descrito como “benéfico”, estamos nos referindo a algo que traz vantagens, que é positivo e que não causa malefícios.
Portanto, ao compreendermos os antônimos de palavras como “nocivo”, enriquecemos nossa capacidade de comunicação e compreensão do mundo ao nosso redor.
(Resposta: benéfico)