Recentemente, houve uma reviravolta no cenário do cinema global em relação ao filme mais bem-sucedido de todos os tempos. Por muito tempo, “Avatar” manteve essa posição. No entanto, após o lançamento de “Vingadores: Ultimato”, o filme da Marvel assumiu o primeiro lugar nas bilheterias mundiais, deixando “Avatar” para trás. Essa conquista parecia definitiva até um evento surpreendente ocorrer no início de 2021.
Em março de 2021, “Avatar” foi relançado nos cinemas chineses. Esse movimento estratégico visava capitalizar o mercado cinematográfico em um dos países com maior população do mundo. Surpreendentemente, essa ação teve um impacto significativo nas bilheterias, levando “Avatar” de volta ao topo da lista dos filmes mais rentáveis de todos os tempos.
Essa reviravolta não só demonstrou o apelo duradouro de “Avatar”, mas também destacou a importância do mercado chinês para o sucesso global de um filme. Considerando a resposta positiva ao relançamento, não é surpreendente que os fãs estejam ansiosos pela tão aguardada sequência de “Avatar”.
Com a sequência de “Avatar” programada para lançamento em dezembro de 2022, é possível que o filme original continue a manter sua posição no topo da lista por mais algum tempo. No entanto, com o cenário do cinema sempre em evolução e com novas produções sendo lançadas regularmente, é difícil prever com certeza qual filme acabará sendo o número um do mundo a longo prazo.
(Resposta: Atualmente, “Avatar” reassumiu o posto de filme número 1 do mundo após ser relançado nos cinemas chineses em março de 2021.)