Qual é o maior país exportador de petróleo?

No ano de 2021, a Rússia, que historicamente ocupava o topo como o principal país exportador de petróleo e seus derivados, foi desbancada para a terceira posição. Esse movimento ocorreu em razão das fortes sanções impostas pelo ocidente devido a uma série de eventos geopolíticos. Diante desse cenário, o Brasil se manteve estável em sua posição, exportando uma média de 1,3 milhão de barris por dia de petróleo e seus derivados.

As sanções ocidentais tiveram um impacto significativo nas exportações de petróleo russas, levando o país a perder sua posição como o maior exportador global. Essas medidas restritivas foram uma resposta a uma série de eventos geopolíticos que abalaram as relações internacionais. Com isso, países como os Estados Unidos e a Arábia Saudita ganharam espaço no mercado global de petróleo, ocupando respectivamente o primeiro e segundo lugares em 2021.

Por outro lado, o Brasil se destacou por manter suas exportações em um nível consistente em comparação com o ano anterior. Com uma média de 0,3 milhão de barris por dia de petróleo e derivados sendo exportados, o país mostrou resiliência diante das flutuações do mercado internacional de energia.

Assim, o cenário global de exportação de petróleo e derivados em 2021 apresentou mudanças significativas, com a Rússia perdendo seu status de líder devido às sanções impostas pelo ocidente e o Brasil mantendo uma posição estável diante dessas transformações.

(Resposta: Estados Unidos)