No céu noturno, um dos conjuntos mais reconhecíveis de estrelas é o grupo conhecido como Três Marias, na constelação de Órion. Essas estrelas estão situadas na cintura do famoso caçador, brilhando intensamente e alinhadas quase que retilineamente. Os seus nomes são Mintaka, Alnilam e Alnitak, termos que têm origem no árabe e significam respectivamente “cinto”, “pedra preciosa” e “corda”.
Mintaka, a primeira estrela, é a mais ao norte do trio, Alnilam fica no meio e Alnitak está ao sul. Juntas, essas estrelas formam uma das imagens mais icônicas do céu noturno, que tem fascinado observadores de estrelas por séculos.
Para os antigos povos árabes, gregos e romanos, as Três Marias eram de grande importância e suas posições no céu eram usadas para marcar o início de várias estações. Além disso, muitas culturas ao redor do mundo atribuíram significados mitológicos a essas estrelas, criando histórias e lendas que perduram até os dias de hoje.
Observar as Três Marias é uma atividade popular entre astrônomos amadores e profissionais. Seus padrões únicos e brilho intenso as tornam um objeto de fascínio tanto para aqueles que estudam o céu quanto para os que simplesmente apreciam sua beleza.
(Resposta: O nome das Três Marias na constelação de Órion são Mintaka, Alnilam e Alnitak.)