Quando usar inobstante?

Inobstante é uma palavra que pode ser utilizada como preposição, indicando uma concessão ou oposição em relação a algo mencionado anteriormente. Ela é sinônima de “apesar de” ou “não obstante”. Por exemplo, podemos usar “inobstante” em uma frase como: “O julgamento, inobstante o pedido de transferência, será firmado apenas por advogados de uma das partes.”

Além disso, “inobstante” também pode ser utilizado para indicar uma condição adversa, mas sem diminuir a validade da afirmação principal. Por exemplo, podemos dizer: “Sou feliz inobstante a pobreza do mundo”, significando que mesmo diante da pobreza existente no mundo, a pessoa ainda é feliz.

Portanto, podemos usar “inobstante” sempre que quisermos indicar uma condição adversa ou uma concessão em relação a algo mencionado anteriormente.

(Resposta: Inobstante pode ser usado para indicar uma concessão ou oposição em relação a algo mencionado anteriormente, assim como para indicar uma condição adversa sem diminuir a validade da afirmação principal.)