Um dado comum, aquele usado em jogos de tabuleiro e em muitas atividades de lazer, é um objeto poliédrico, o que significa que possui faces planas e arestas retas. Mas, quantas arestas exatamente tem um dado? Para descobrir, precisamos considerar sua forma.
O dado é um cubo, ou hexaedro regular, o que significa que tem seis faces quadradas idênticas. Cada face está conectada a outras faces através de arestas. Vamos contar: cada face tem quatro arestas e há seis faces, então, multiplicamos 4 por 6, o que nos dá 24. No entanto, cada aresta é compartilhada entre duas faces, então precisamos dividir esse número pela metade, o que resulta em 12.
Agora, para confirmar, vamos comparar com outro objeto. Por exemplo, uma embalagem de creme dental. Ela também tem faces planas e arestas retas. Se analisarmos, uma embalagem típica de creme dental geralmente tem a forma de um paralelepípedo retângulo. Este tem seis faces retangulares. Cada face está conectada a outras faces através de arestas. No caso de uma embalagem de creme dental comum, cada face tem quatro arestas, e há seis faces, o que resulta em 24 arestas. E, novamente, dividindo esse número pela metade, chegamos ao mesmo resultado: 12 arestas.
Portanto, tanto um dado quanto uma embalagem de creme dental têm 12 arestas.
(Resposta: Um dado tem 12 arestas.)