Título de capitalização não é considerado um investimento tradicional, e seu rendimento costuma ser inferior ao da poupança. Essa modalidade funciona mais como uma forma de poupança forçada, com a possibilidade de concorrer a prêmios, mas sem oferecer os mesmos retornos financeiros que outros tipos de investimento.
O rendimento de um título de capitalização é determinado pela TR, que é a Taxa Referencial bastante utilizada no mercado financeiro, somada a uma porcentagem estabelecida em contrato. Atualmente, o mínimo dessa porcentagem costuma ser de 0,1% (01%), o que faz com que o rendimento seja bastante modesto.
Em comparação com a poupança, que é o investimento mais popular no Brasil, o título de capitalização perde em rentabilidade. A poupança tem um rendimento que segue uma fórmula básica: 70% da Taxa Selic (a taxa básica de juros da economia) mais a Taxa Referencial. Mesmo em momentos de juros baixos, como temos vivenciado, a poupança tende a render mais do que um título de capitalização.
Portanto, se a intenção é ter um retorno financeiro mais expressivo, é recomendável considerar outras opções de investimento, como o Tesouro Direto, CDBs, fundos de investimento e até mesmo ações. Essas modalidades, apesar de apresentarem riscos diferentes, podem oferecer um retorno maior ao longo do tempo.
(Resposta: Um título de capitalização rende a Taxa Referencial (TR) mais uma porcentagem definida em contrato, sendo o mínimo geralmente 0,1% (01%). No entanto, em comparação com a poupança, o título de capitalização tende a render menos.)