Quem criou a Bolsa de Valores de Nova York?

A Bolsa de Valores de Nova Iorque, oficialmente chamada “New York Stock Exchange” (NYSE), foi criada e estabelecida em 8 de março de 1817. No entanto, sua precursora foi uma associação nova-iorquina de grandes empresários locais, formada mediante um pacto firmado em 17 de maio de 1792, conhecido como Acordo de Buttonwood.

Esse acordo regulamentava as transações de ativos e valores mobiliários praticadas na cidade. A atual sede da NYSE está localizada em Manhattan, na Wall Street, considerada o centro financeiro da cidade. Nessa bolsa de valores, são transacionadas ações das maiores empresas estadunidenses. Em 2006, a NYSE juntou-se à Euronext, formando o primeiro mercado de capitais pan-atlântico.

É considerada uma das mais famosas instituições financeiras da Cidade de Nova Iorque e é a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, juntamente com a NASDAQ e a American Exchange, sendo uma das mais influentes do mundo.

(Resposta: A Bolsa de Valores de Nova York foi criada oficialmente em 8 de março de 1817, mas sua precursora foi uma associação de empresários locais que firmaram o Acordo de Buttonwood em 1792.)