Quem é o dono da bolsa de valores?

A B3 é uma sociedade de capital aberto supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Isso significa que ela é uma empresa cujo capital está dividido em ações e suas operações são regulamentadas pela CVM, órgão responsável por fiscalizar o mercado de valores mobiliários no Brasil.

Quem, então, é o dono da B3? Em termos simplificados, os donos da empresa são os seus acionistas. Quando uma empresa é de capital aberto, como é o caso da B3, ela coloca suas ações à venda na bolsa de valores, permitindo que qualquer investidor interessado possa adquirir essas ações.

Assim, se você se pergunta quem é o dono da bolsa de valores, a resposta é que a B3 pertence aos seus acionistas. Esses acionistas podem ser pessoas físicas, investidores institucionais, fundos de investimento, entre outros. Qualquer um que compre ações da B3 se torna um pequeno proprietário da empresa, com direito a participar de assembleias, receber dividendos e acompanhar o desempenho da companhia.

Portanto, a B3, como uma empresa de capital aberto, não tem um único dono, mas é propriedade de todos os investidores que possuem suas ações.

(Resposta: Os donos da B3 são os seus acionistas, que são os investidores que possuem ações da empresa.)