Quem está acima gerente ou gestor?

Perceba, portanto, que a abrangência do gestor é sempre maior que a do gerente. Ainda assim, a função de um complementa à do outro, sendo tão importante quanto. É algo que vai além da hierarquia e transcende as atribuições específicas do cargo.

Em uma estrutura organizacional, é comum surgirem dúvidas sobre quem está acima: o gerente ou o gestor? A resposta a essa pergunta pode ser um tanto quanto complexa. Ambos os papéis têm suas relevâncias e importâncias, porém, o gestor geralmente tem uma abrangência maior em termos de responsabilidades e decisões. O gerente, por sua vez, costuma ter um foco mais direcionado em atividades específicas e na gestão de uma equipe ou departamento.

O gestor é aquele que olha para o todo, para o macro, buscando alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa. Ele tem uma visão mais ampla do negócio e das interações entre os diversos setores. Já o gerente está mais voltado para o micro, para as atividades e processos do dia a dia, visando executar as estratégias definidas pelo gestor.

Portanto, enquanto o gerente pode ser visto como alguém que “faz as coisas acontecerem”, o gestor é quem define o “o quê”, “como” e “porquê” das coisas acontecerem. São papéis complementares, cada um com sua importância única dentro de uma organização.

(Resposta: Em uma estrutura organizacional, o gestor está acima do gerente.)