Para realizar a escrituração fiscal, é fundamental contar com auxílio profissional qualificado. Geralmente, esse serviço é prestado por escritórios de contabilidade que atendem às necessidades das empresas. Para organizações que possuem um departamento contábil interno, a escrituração pode ser feita internamente.
A escrituração fiscal é um processo de registro sistemático de todas as operações financeiras e fiscais de uma empresa. Esse procedimento inclui a entrada e saída de produtos, serviços prestados, despesas, receitas, impostos incidentes, entre outros dados. O objetivo principal é garantir a correta apuração e pagamento dos tributos, evitando problemas com o fisco.
Em muitos casos, as empresas optam por terceirizar a escrituração fiscal para um escritório de contabilidade. Isso ocorre porque manter profissionais especializados e atualizados com as constantes mudanças na legislação tributária pode ser desafiador e demandar recursos consideráveis.
O profissional responsável pela escrituração fiscal, seja interno ou contratado, deve estar familiarizado com as normas e leis tributárias vigentes. Além disso, é importante que ele seja preciso e meticuloso, pois erros na escrituração podem levar a multas e penalidades.
Portanto, quem faz a escrituração fiscal são os profissionais de contabilidade, seja o departamento interno da empresa ou um escritório terceirizado especializado nesse serviço.
(Resposta: Os profissionais de contabilidade, tanto o departamento interno da empresa quanto um escritório terceirizado especializado nesse serviço, são responsáveis pela escrituração fiscal.)