Sim, em geral, quem tem o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) precisa realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), embora haja algumas exceções. O Imposto de Renda Retido na Fonte é descontado diretamente do salário ou de outros rendimentos, como aluguéis e aplicações financeiras, antes mesmo de serem repassados ao contribuinte. Isso ocorre quando os rendimentos estão sujeitos à tributação na fonte, de acordo com as alíquotas estabelecidas pela Receita Federal.
Entretanto, a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda irá depender da situação específica de cada contribuinte e dos rendimentos recebidos ao longo do ano. Existem regras e critérios estabelecidos pela Receita Federal para determinar quem deve declarar o IRPF, levando em consideração, por exemplo, o valor total dos rendimentos tributáveis, a posse de bens e direitos, a obtenção de rendimentos isentos ou tributados exclusivamente na fonte, entre outros fatores.
Portanto, é importante que cada contribuinte avalie sua situação individual e consulte as orientações da Receita Federal para saber se está obrigado a realizar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, mesmo tendo o Imposto de Renda descontado em folha.
(Resposta: Sim, em geral, quem tem o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) precisa declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), embora isso dependa da situação específica do contribuinte e dos rendimentos recebidos.)