Relação professor-aluno impulsiona propósito de vida, aponta estudo

Um estudo inédito aponta que a relação entre professores e alunos tem um impacto significativo no desenvolvimento do propósito de vida dos estudantes. A pesquisa, conduzida pelo Instituto Ânima em colaboração com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP), analisou cerca de 500 mil respostas de profissionais da educação e alunos de escolas públicas de cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pará e São Paulo. Os dados foram coletados em três etapas, duas em 2023 e a última no ano anterior.
O estudo revelou que estudantes que se sentem à vontade para construir uma relação de confiança com seus professores apresentam melhores indicadores de propósito de vida. De acordo com Gustavo Mendonça Blanco, gerente-executivo do Laboratório de Inovação em Políticas Públicas Educacionais (Lippe), a pesquisa demonstra a importância do contato e da relação professor-aluno para o desenvolvimento dos jovens. O estudo também ressalta a importância do apoio familiar nesse processo.
A pesquisa, intitulada Avaliação Diagnóstica: Pesquisa com Professores e Estudantes sobre Projeto de Vida, Saúde Mental, Clima Escolar e Competências Socioemocionais, demonstra que jovens que se sentem à vontade para compartilhar seus sentimentos com seus professores apresentam, em média, um propósito de vida 16% maior do que aqueles que não contam com esse apoio. Em relação ao apoio familiar, essa média sobe para 20%. A conclusão central do estudo é que o relacionamento com adultos, sejam eles professores ou familiares, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do propósito de vida dos estudantes.
Embora a pesquisa tenha focado principalmente em alunos do ensino médio, estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental também participaram. Ao analisar a relação entre saúde mental e propósito de vida, o estudo constatou que, entre dois jovens com o mesmo nível de saúde mental, aquele que se sente à vontade para conversar com seus professores apresenta um propósito de vida 30% maior.
O estudo também identificou diversos fatores de risco à saúde mental dos estudantes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, que podem influenciar o desenvolvimento de seus propósitos de vida. Entre esses fatores, destacam-se: a percepção de que os estudos afetam a saúde mental (29%), o bullying (26%), a pressão para atender a padrões de beleza (24%), a angústia com a situação financeira da família (21%), a sensação de solidão (16%) e a compulsão para seguir comportamentos vistos nas redes sociais (13%).
No que tange aos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento do propósito de vida dos estudantes, as competências socioemocionais lideram, com 54,9%, seguidas pela qualidade da relação com o docente (14,7%), saúde mental (14,5%), apoio familiar (11%) e características individuais (4,7%).
Os educadores também foram avaliados na pesquisa, com foco em sua atuação docente e seu propósito de trabalho. Dos 500 mil participantes, 12,5 mil eram professores. A pesquisa abrangeu cinco conceitos: rede de apoio intra e extraescolar, propósito de trabalho, autoeficácia, saúde mental e capacidade para realizar práticas pedagógicas. Os resultados indicam que a saúde mental e a autoeficácia são os elementos que mais influenciam o propósito do professor no trabalho e seu engajamento.
O projeto Papo de Cabeça, uma parceria entre o Instituto Ânima e a Fundação Z Zurich, é uma das origens da pesquisa. A iniciativa promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, apoiando o desenvolvimento de projeto de vida e o fortalecimento da comunidade escolar. Através de parcerias com secretarias estaduais de educação, a iniciativa oferece gratuitamente aos profissionais cursos de pós-graduação e extensão sobre educação socioemocional. O objetivo é capacitar os professores para trabalhar a relação com os estudantes, visto que a pesquisa indica que os alunos com melhor desempenho são aqueles que veem o professor como uma referência.
O Instituto Ânima também está distribuindo gratuitamente para as secretarias parceiras o jogo Conexões que Cuidam, um material que busca estimular o autoconhecimento e a autorregulação de alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.




