Rio em festa: multidão celebra título do flamengo na libertadores

Compartilhe

Milhões de torcedores do Flamengo tomaram as ruas do centro do Rio de Janeiro para celebrar a conquista do tetracampeonato da Libertadores. Quarenta e dois anos após a canção de Moraes Moreira que expressava a paixão pelo time, a cena se repetiu com a vitória sobre o Palmeiras, em Lima, no Peru.

No domingo, centenas de milhares de pessoas se reuniram para demonstrar a importância da vitória. Os jogadores comemoraram em um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros, saudando a “Nação”, como é conhecida a torcida do Flamengo. A multidão lotou vias importantes, como a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, demonstrando o poder de mobilização do futebol.

Torcedores compartilharam suas motivações para participar da celebração, revelando a coesão forjada pelo esporte. Casais, famílias e torcedores de diferentes cidades se uniram na festa.

Eduardo Ferreira Henrique e Valéria Nunes Domingos, moradores do Cosme Velho, celebraram uma vitória dupla: a conquista do Flamengo e o resultado negativo de um exame que descartou a suspeita de câncer em Valéria. Para eles, o futebol proporciona união e momentos de alegria. “Na hora da euforia, todo mundo se abraça, todo mundo demonstra felicidade”, disse Eduardo.

Publicidade

Andressa Vitória, moradora de São Gonçalo, chegou cedo com a família para acompanhar a festa. Ela destacou o alívio que a vitória trouxe para sua ansiedade e a capacidade do futebol de unir as pessoas. “Se você estiver vendo um jogo no bar, parece que todo mundo se conhece, começa a trocar assunto sobre isso. Você acaba fazendo uma amizade porque sempre vê um jogo naquele lugar, acaba se tornando uma família”, afirmou.

Eusébio Carlos André, de Resende, viajou para o Rio com a esperança de participar da comemoração. Ele acredita que as vitórias no futebol trazem leveza à vida. “O Flamengo ganhando deixa o pai de família feliz, todo mundo feliz. O cara feliz no trabalho, feliz no amor, feliz com o filho”, disse.

Mauricio Murad, sociólogo do esporte, destaca que o futebol é um dos maiores eventos da cultura de massa no Brasil, mobilizando paixões coletivas e representando o sistema simbólico do país. Ele ressalta que o valor simbólico do futebol se estende para além do esporte profissional, influenciando a vida social.

Publicidade

Maurício Braz e Flávia Torres, de Magé, levaram o filho João Vicente, de apenas nove meses, para a festa, demonstrando como a paixão pelo Flamengo é transmitida de geração em geração. Hélio Marcos Ferreira Chaves, que esteve presente nas comemorações de 2019 e 2022, espera celebrar mais um título na próxima quarta-feira.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe