Saúde adquire milhões de doses contra vírus sincicial respiratório

O Ministério da Saúde anunciou a aquisição de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em bebês. A compra representa um investimento de R$ 1,7 bilhão. A expectativa é que o primeiro lote, composto por 673 mil doses, comece a ser distribuído aos estados ainda neste mês, com o objetivo de iniciar a vacinação em dezembro.
O ministério planeja adquirir um total de 4,2 milhões de doses contra o VSR até 2027. A vacina será administrada em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, visando proteger os bebês menores de 6 meses. Não há restrição de idade para a mãe, e a recomendação é de uma dose única a cada gestação, com a meta de vacinar 80% do público-alvo.
Com a chegada das doses às unidades básicas de saúde (UBS), as equipes de saúde deverão verificar e atualizar a situação vacinal das gestantes, incluindo a imunização contra a Covid-19 e a influenza, uma vez que a vacina contra o VSR pode ser administrada simultaneamente com outras.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacinação de gestantes é crucial para proteger os bebês desde o nascimento, já que a maior gravidade do vírus ocorre nessa faixa etária. A estratégia foca na proteção do bebê ainda no útero, garantindo que ele já nasça imunizado.
O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia em crianças com menos de 2 anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, diminuindo a necessidade de hospitalizações. Dados do ministério indicam que, até 15 de novembro, foram registrados 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR em 2025 no Brasil, com a maior parte das internações (82,5%) ocorrendo em crianças menores de 2 anos.
Como a maioria dos casos é de origem viral, não há tratamento específico para a bronquiolite, sendo o tratamento focado nos sintomas, incluindo suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e broncodilatadores, principalmente quando há chiado.
De acordo com a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, a vacinação de gestantes contra o VSR é fundamental para proteger as crianças da doença e de possíveis óbitos. Ela ressalta que as crianças sofrem muito com esse vírus, que causa internações, inclusive em unidades de terapia intensiva (UTI), e que a maioria dos óbitos ocorre em bebês com menos de 1 ano, principalmente os menores de 6 meses.
