Sebrae lança projeto pioneiro de “moeda verde” no baixo amazonas

O Sebrae Pará implementou o projeto piloto “Moeda Verde”, uma iniciativa que visa integrar educação ambiental, valorização dos catadores e o fortalecimento de pequenos negócios nos municípios de Santarém e Belterra, na região do Baixo Amazonas. O projeto faz parte do Pró-Catadores, que já atua em 18 estados brasileiros, abrangendo as cinco regiões do país, com o objetivo de beneficiar 6.770 catadores e 333 cooperativas.
A iniciativa da Moeda Verde busca incentivar a população a separar corretamente o lixo reciclável, que será destinado às cooperativas locais. Em troca, os moradores receberão créditos que poderão ser utilizados em estabelecimentos comerciais da região. A ideia é que a Moeda Verde beneficie a todos, valorizando os catadores, promovendo a conscientização ambiental e impulsionando os pequenos negócios.
Atualmente, a cooperativa de Belterra conta com 21 catadores que trabalham na triagem de plástico e papelão. O Sebrae oferece capacitação e apoio à organização da cooperativa, visando melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência na cadeia de reciclagem.
Com a Moeda Verde, os resíduos recicláveis passam a ter valor de troca. A população que separar o lixo de forma adequada e entregar o material preparado para triagem receberá a moeda social. Essa moeda poderá ser utilizada de duas formas: em estabelecimentos comerciais locais ou na aquisição de alimentos da agricultura familiar, como produtos orgânicos.
O projeto busca reduzir o descarte inadequado de resíduos, promovendo a sustentabilidade ambiental e proporcionando condições dignas de trabalho para os catadores. Embora Belém também conte com ações do Pró-Catadores, Belterra e Santarém servirão como referências piloto para a implementação da Moeda Verde na região do Baixo Amazonas.
A iniciativa está em fase final de ajustes com os governos municipais. Após o alinhamento das parcerias, a Moeda Verde deverá entrar formalmente em circulação.
O Sebrae está liderando um movimento para colocar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. A organização criou um ambiente para empreendedores interessados nas oportunidades de negócios geradas pela realização da COP30. O portal Sebrae COP30 reúne conteúdos exclusivos para quem deseja se preparar para as oportunidades que o evento trará para o país e tornar seus negócios mais sustentáveis, incluindo informações sobre empreendedorismo internacional, inserção na agenda global de desenvolvimento sustentável e exemplos de soluções criativas, inovadoras e responsáveis.
Fonte: agenciasebrae.com.br

